FAÇA SEU FILHO SORRIR NESSE DIA DOS PAIS – Por Dra. Fátima Zambon*

Embora o dia seja dos adultos, sabemos que o sorriso do filho é seu maior presente. Separamos atividades que são campeãs de ibope entre e pai filho.
O Dia dos Pais está chegando e se tem algo que abre um sorriso no rosto das crianças é a oportunidade de passar mais tempo em atividades com os seus primeiros heróis, os papais. O reforço dos laços entre pais e filhos promove uma família mais unida, mais feliz e estabelece as bases para um futuro pleno de amor e qualidade de vida .
1. Andar de bicicleta: basta uma área livre de automóveis, uma bicicleta para o pequeno e outra para o adulto e a diversão está garantida. Ensinar o filhote a pedalar ainda permite que a criança renove a confiança e a cumplicidade com o pai.
2. Cozinhar: sim, há papais que são verdadeiros chefs e que adorariam transmitir seus truques culinários aos herdeiros. Se a criança ainda é pequena, ela pode ajudar levando itens para o adulto ou em atividades que não requeiram o uso de objetos cortantes;
3. Acampamento em casa: vale montar a tenda com lençóis em uma sala de casa, ou para as famílias mais aventureiras, ir para o quintal e passar noite identificando as estrelas, comendo sanduíches caseiros e contando histórias.
4. Jogos de tabuleiro: jogar dominó, xadrez, damas, resta 1 continuam sendo opções divertidas e que aproximam pais e filhos por meio da troca de conhecimento entre o adulto e a criança.
5. Cinema em casa: os menores e os mais grandinhos continuam fãs de passar horas assistindo a um bom filme com pipoca. Para incrementar a diversão o adulto pode escolher um título de sua infância e a criança outro de sua predileção.
6. Ajuda com a lição de casa: sim, os pequenos gostam de ser ajudados pelos mais velhos, especialmente, por alguém que eles admiram tanto! Elogie de forma generosa e critique com moderação – evite dizer que a criança não é capaz de algo, observe a dificuldade e diga que ela pode, sim, superá-la com dedicação.
7. Esportes: seja futebol, seja vôlei, seja corrida é possível incluir os filhos na maioria delas com pequenos ajustes. Além de se divertirem, as crianças passam a gostar da atividade física e adquirem, brincando, todos os valores positivos transmitidos pelo esporte preferido do papai.
8. Fazer arte: pintar, cantar, desenhar, brincar com massinha, entre outras, são atividades que os adultos, podem ter abandonado, mas continuam tão apaixonados quanto as crianças. Por que não aproveitar esse dia para se jogar sem culpa?
9. Hora da história: valem histórias inventadas, contos de fada ou de autores consagrados. O importante é que adulto e criança se alternem nos papéis de contadores e ouvintes. Vale interpretar, inventar vozes diferentes, usar brinquedos e fantoches: o essencial é usar a criatividade para fazer os olhos do outro brilharem.
10. Explorar a cidade: visitar museus, parques públicos, ir à feira, por exemplo, são atividades que se tornam muito mais atraentes quando realizadas entre pais e filhos.
Agora é só escolher uma ou várias atividades dessa lista e curtir muito o dia dos pais em família.

* Cirurgiã Dentista – Especialista em Odontopediatria

** o texto é de inteira responsabilidade da autora e não representa necessariamente a opinião do site

Esta matéria foi visualizada642 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *