APARELHO INFANTIL – Por Dra. Fátima Zombon

Manter a saúde bucal das crianças é um verdadeiro desafio para muitos pais hoje em dia. Contudo, existe uma dúvida que torna essa tarefa ainda mais complicada, que é saber quando elas necessitam de um aparelho dental infantil.
Quando esse aparelho é necessário? A partir de qual idade ele pode ser usado? Bom, são dúvidas como estas que fazem com que muitos pais fiquem sem saber quando é o momento certo para adotar um tratamento dentário com aplicação de aparelho dental infantil. Se você é um deles, então recomendo que leia esse artigo até o final.
Isso mesmo! Nesse artigo, vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre esse assunto, para que dessa forma você possa tirar todas as suas dúvidas e assim garantir a saúde bucal da criança, de um jeito prático e sem complicação.
Aparelho dental infantil: Quando a criança deverá usar?
O aparelho dental infantil se trata de uma solução adotada quando a criança apresenta algum problema ortopédico, como alterações no posicionamento da maxila ou da mandíbula.
Esses problemas geralmente surgem e são perceptíveis em crianças a partir dos 4 anos de idade.
Tipos de tratamento envolvendo o uso de aparelho dental infantil
Basicamente são três os tratamentos que exigem o uso de aparelho dental infantil: tratamento preventivo, interceptativo e corretivo.
Os dois primeiros são indicados na fase de transição dentária da criança, ou seja, no período em que ela está trocando os dente de leite pelos permanentes.
Nesse momento o uso do aparelho dental infantil contribui para a diminuição de problemas ósseos na região da boca e também para garantir que os dentes que estão nascendo ocupem os espaços corretos dentro da boca da criança.
Lembrando que no tratamento preventivo o aparelho dental infantil a ser usado é do tipo móvel, já no interceptativo podemos usar aparelhos removíveis ou fixos.
O tratamento corretivo por sua vez é indicado para promover o alinhamento dos dentes e melhorar da engrenagem entre os mesmos. Esse tratamento deverá ser realizado quando a criança já estiver com sua estrutura bucal composta por quase todos os dentes permanentes, e o aparelho dental infantil utilizado no tratamento corretivo é do tipo fixo.
Principais benefícios do uso de aparelho dental infantil
Mesmo que pareça muito cedo para se adotar um tratamento com o uso de aparelho dental infantil, realizar este tratamento nessa fase da vida contribui para resolver vários problemas bucais, proporcionando uma mastigação mais adequada, além de outras vantagens como:
Estimula a criança a cuidar melhor da sua saúde bucal;
Evita que problemas bucais acabem a isolando socialmente;
Previne o desenvolvimento de problemas bucais ainda maiores no futuro;
Ajuda a direcionar o crescimento da face do paciente, tornando ela mais harmônica.
Como você pode notar, aderir ao tratamento para inserção de aparelho dental infantil é algo que traz muitos benefícios para a criança.
Mas vale lembrar, que a indicação desse tipo de tratamento deve ser feita apenas por um profissional especialista no assunto, pois cada situação requer uma abordagem especifica e nem sempre o problema bucal apresentado pela criança precisa ser tratado com o uso de aparelho dentário infantil.
Sendo assim, a dica é levar a criança a um odontopediatra, para que o seu desenvolvimento dentário possa ser avaliado e a partir disso seja indicado o tratamento mais adequado para manter a sua saúde bucal em dia.
Gostou do artigo sobre aparelho dental infantil? Ficou com alguma dúvida? Entre em nossa página no Facebook e Instagram, @odontologiazambon, e compartilhe conosco as suas experiências e dúvidas em relação a esse assunto!

* Cirurgiã Dentista – Especialista em Odontopediatria

** o texto é de inteira responsabilidade da autora e não representa necessariamente a opinião do site

Esta matéria foi visualizada377 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *