RIO DOCE REPRESA O CÓRREGO JOÃO PINTO QUE INUNDA CONSELHEIRO PENA

Conselheiro Pena – Cidades margeadas pelo rio Doce sofrem com suas cheias há centenas de anos. Com seu volume de água, todos os anos, os afluentes que chegam ao rio acabam por serem represados, fazendo com que o refluxo invada as partes mais baixas da cidades.

Em Conselheiro Pena, o bairro São Luiz, conhecido como “Baixada” é primeiro a ser atingido. E logo após, com a subida do nível do córrego João Pinto, ruas como Wilson Salgueiro, Travessa Brasil, Cristiano Machado, Av. José Mauricio de Vasconcelos, Fernando Mendes Rosa Paiva e João Siqueira, também foram atingidas neste ano de 2022.

Já não é novidade, desde 1979, que os desastres desta natureza acontecem, e as pessoas ainda insistem em construir e permanecer morando próximo às margens do Córrego João Pinto, com a devida insensibilidade da Prefeitura, com uma pitada de falta de interesse em fiscalizar e remover essas famílias para outros lugares.

Assim, todos anos, a tragédia se repete. Pelo menos desta vez não houve vítimas, já que as águas subiram de forma lenta e gradual, possibilitando aqueles que quisessem, saírem a tempo. Mas sempre tem os moradores, que esperam a água chegar a sua porta, aí fica tudo mais complicado.

Mas, apesar de  vários desalojados, não houve vítimas fatais registradas, e apenas poucas perdas materiais, pois o trabalho da Defesa Civil foi a contento, agindo de forma coordenada, sob a tutela do Coordenador Messias Mauricio, com apoio da prefeitura, Polícia Militar, Bombeiros e Brigadistas da Brigada 7 Salões, tudo foi atendido.

Esta matéria foi visualizada1.564 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *