INFORMATIVO CÂMARA MUNICIPAL DE CUPARAQUE: APOIO DA CÂMARA FOI FUNDAMENTAL PARA O SUCESSO DO 34º ENCONTRO DO CUPARAQUENSE AUSENTE

O apoio dos vereadores na aprovação do Projeto de Lei do orçamento municipal para 2022, garantiu os recursos necessários para que o município realizasse com sucesso o tradicional encontro do Cuparaquense Ausente.
Já na sua 34ª edição, a grande festa, reuniu amigos, visitantes, famílias e fez com que depois de um longo período Cuparaque pudesse mais uma vez, fazer esse grande encontro que valoriza o município e aproxima todos os moradores.

A IMPORTÂNCIA DO VEREADOR NA CÂMARA MUNICIPAL

O vereador, por morar onde moram seus eleitores e viver o seu dia a dia junto deles, acompanha de perto os acontecimentos da vida da comunidade. Ele também exerce suas atividades profissionais nesse ambiente. Estando tão próximo, encontrando as pessoas, conversando com um e com outro, ele fica conhecendo as necessidades do povo.
O vereador tem oportunidade de ouvir sugestões, reclamações e pedidos vindos das pessoas as mais variadas, desde as menos atuantes e informadas até as que sabem das coisas que não andam bem. Ele, inclusive, é, por direito, usuário dos serviços públicos que são oferecidos aos seus conterrâneos e pode avaliar se são de boa qualidade ou não. Por estar tão próximo à sua comunidade, ele fica conhecendo as demandas sociais. Consciente de que é capaz de influenciar em decisões que beneficiem a todos, o vereador deve buscar meios para ajudar sua cidade.
Por outro lado, seus correligionários e adversários fiscalizam de perto o seu trabalho. Assim sendo, fica nítido que é na vereança que está a prova de fogo de qualquer político. Como vereador é que o político prova a capacidade que tem de ser um bom representante da comunidade que o elegeu.
O vereador é “por excelência, o representante do povo no município”, logo, é um dos brasileiros mais importantes para a vida do país. É o parlamentar que subiu o primeiro degrau de uma vida pública que exige muita experiência.

O Político
O político deve ter seus interesses voltados para a administração da coisa pública. Para isso, é preciso que ele tenha planos e projetos de governo que serão submetidos à apreciação dos eleitores. Para disputar cargos de governo, os políticos precisam estar filiados a um partido político, sem o qual não poderão se candidatar.

O Poder de Representação
Os vereadores existem para representar os cidadãos dos seus municípios. Cada vereador é representante de uma parcela dessa população, mas seu trabalho deve ser dirigido para toda a comunidade do município.
Eles têm o poder de fazer leis que atendam aos interesses dessa comunidade. Para tal, eles precisam se reunir para deliberar. É a essa reunião de vereadores que se denomina Câmara de Vereadores ou Câmara Municipal.

Deveres
Como representante do povo no município, o vereador tem deveres, direitos e limitações próprios da sua função. A missão do vereador é trabalhar pelo bem de toda a comunidade que representa.
E trabalhar pelo bem comum implica trabalhar pelo exercício pleno da cidadania de todas as pessoas que vivem ou transitam no município.
Buscar o bem da comunidade é buscar o bem comum, de todos os cidadãos e das instituições públicas e privadas.
Para isso, o vereador deve:
– Acompanhar os acontecimentos da vida da comunidade;
– Conhecer os problemas e necessidades dessa comunidade;
– Buscar soluções que atendam os interesses dos cidadãos;
– Participar ativamente das sessões na Câmara Municipal;
– Proporcionar à população todas as condições para o exercício pleno da cidadania.
O dever da boa conduta dá moral ao vereador.
Os eleitores esperam que seus vereadores:
– sejam cidadãos exemplares;
– sejam dedicados ao trabalho;
– gostem de política e estejam dispostos a dedicar parte de seu tempo e de sua vida;
– para trabalhar em benefício dos outros;
– não tenham nenhuma restrição da natureza moral.
O bom vereador deve estar sempre bem informado.
Não basta estar apenas atualizado, é preciso também:
– estar por dentro dos acontecimentos em seu município;
– conhecer os anseios e necessidades do seu povo;
– acompanhar as obras públicas que estão sendo realizadas;
– conhecer a destinação das verbas públicas do seu município;
– saber dos novos recursos que estão destinados e qual sua finalidade;
– acompanhar a criação de comissões, fóruns e comitês;
– acompanhar as novidades sobre administração municipal que são aplicadas em outros municípios

Esta matéria foi visualizada507 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *