Compreendendo a Neuropsicopedagogia – NeuroPp – Por Renata Lopes

A Neuropsicopedagogia é uma ciência transdisciplinar (formada pelo estudo de várias ciências), fundamentada nos conhecimentos da Neurociências aplicada à educação, com interfaces da Pedagogia e Psicologia Cognitiva que tem como objeto formal de estudo a relação entre o funcionamento do sistema nervoso e a aprendizagem humana numa perspectiva de reintegração pessoal, social e educacional. O profissional dessa área, atua com além de estudos, também com intervenções no processo ensino aprendizagem com base no desenvolvimento humano e funcionamento do sistema nervoso, compreendendo aspectos da neuroplasticidade e das funções nervosas superiores (atenção, memória, motivação, emoções e funções executivas) em suas relações com a aprendizagem. São ações pertinentes ao neuropsicopedagogo, planejamento e desenvolvimento de práticas que estimule ou reabilite o pensar, o refletir, o atentar, o memorizar, o associar ideias, o despertar a curiosidade, a criatividade e a inventividade, com o propósito de promover o desenvolvimento do indivíduo.
O neuropsicopedagogo atua em área institucional e clínica, como nos esclarece o art. 29 do código de ética do profissional da neupsicopedagogia: Art. 29. A neuropsicopedagogia tem características próprias de atuação e considera contextos diferenciados para tal, de acordo com a característica dos espaços nos quais é possível desempenhar o exercício da Profissão. Por isso para definir as suas formas de atuação, toma como base: § 1º A Atuação institucional, na qual tem como espaço de atuação instituições que tem no princípio de suas atividades o trabalho coletivo. § 2° A atuação clínica, na qual tem como espaço de atuação o atendimento individualizado, focado em planos de intervenção específicos.
São diferentes as formas de apreender e aprender os dados de uma dada realidade, uma vez que a cognição está associada ao modo como a pessoa adquire, armazena e usa o conhecimento.
A neuropisicopedagogia, compreende o indivíduo como todo e único, entendendo as características naturais (herdadas biologicamente) como constituição física, modo de funcionamento do sistema nervoso, emoções, a dinâmica das necessidades biológicas, que pertencem ao indivíduo e que vão se singularizando e diferenciando-se de outros ao longo de seu desenvolvimento. Apesar da base inata, esses aspectos se modificam e por meio dos processos de objetivação e apropriação da realidade, ou seja, pela atividade do indivíduo – sendo produtos da integração da evolução biológica e ontológica
Sendo assim, a neuropsicopedagogia, embasada no funcionamento do sistema nervoso, compreendido sob a ótica do desenvolvimento humano, reconhece que existem características individuais, no modo com que cada pessoa aprende, estilo de aprendizagem, diferenças básicas nas formas de apreender e relacionar os dados da realidade.
À luz da neurociência, entendemos que a aprendizagem, complexa em sua natureza cognitiva, diz respeito a uma série de processos neurais capazes de modificar a estrutura e o funcionamento do cérebro e, consequentemente, os comportamentos dos indivíduos, que aprendem continuamente mediante estímulos ambientais e a partir das interações sociais. No que se refere às funções cognitivas altamente complexas, que envolvem áreas corticais e subcorticais que tardam a amadurecer, torna-se importante considerar estratégias que promovam seu desenvolvimento. Logo o público da neuropsicopedagogia é o ser humano em todo o seu desenvolvimento e apropriação da aprendizagem.

Neuropisicopedagoga clínica e Institucional. CBO- 2394-40/45. Graduada em Pedagogia.
Pós graduada em Psicopedagogia.
Pós graduada em Neuropisicopedagogia.
Associada à Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia.
SBNPp – 15440.
Cursando Psicologia.

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