INFORMATIVO SAAE DE CONSELHEIRO PENA – DIA MUNDIAL DA ÁGUA – PRESERVAR PARA NÃO FALTAR !

A data marcada no dia 22 de março reforça o apelo por gestão sustentável; novas realidades econômicas e sociais, incluindo alterações climáticas e geopolíticas, tem implicações hídricas; mais de 60% da água doce mundial flui através de fronteiras nacionais, mas progresso em acordos transfronteiriços é considerado lento.
Segundo a Unesco, a gestão sustentável da água gera uma infinidade de benefícios para indivíduos e comunidades, incluindo saúde, segurança alimentar e energética, proteção contra riscos naturais, educação, melhoria dos padrões de vida e emprego, desenvolvimento econômico e uma variedade de serviços ecossistêmicos.
A agência defende que é através desses benefícios que a água leva à prosperidade e que a partilha equitativa desses benefícios promove a paz.
A edição de 2024 do Relatório Mundial de Desenvolvimento da Água das Nações Unidas destaca como desenvolver e manter a segurança hídrica e o acesso equitativo aos serviços de água.
De acordo com a Unesco, eventos recentes de epidemias globais e conflitos armados, enfatizaram que as condições sociopolíticas sob as quais a água é fornecida, gerenciada e usada podem mudar rapidamente.
Para a agência, a gestão da água tem de levar em conta as novas realidades econômicas e sociais, incluindo as mudanças climáticas e geopolíticas e as suas implicações nos recursos hídricos. Promover a água para a prosperidade e a paz, portanto, requer ações além do domínio hídrico.
O SAAE nesta data que se comemora o dia mundial da água, vem alertando sobre a necessidade que todos nós temos que ter, sobre o uso equilibrado e consciente da água que temos a nossa disposição, um bem que não é renovável, e é vital para todos nós, aproveitando esta data reflitamos sobre a nossa contribuição com o meio ambiente e com uso moderado deste recurso cada dia mais raro em nosso meio. É necessário conscientizarmos que se não houver um despertar hoje, poderá faltar para todos nós amanha. SAAE nossa água nossa vida.
Fatos relevantes
2,2 bilhões de pessoas não tinham condições para gerir com segurança a água potável em 2022.
Cerca de 80% dos empregos são dependentes da água em países de baixa renda, onde a agricultura é a principal fonte de subsistência.
72% de captação de água doce é utilizada pela agricultura.
1,4 bilhão de pessoas foram afetadas por secas entre 2002 e 2021.
Até 10% do aumento da migração global entre 1970-2000 esteve ligado a déficits de água.

Esta matéria foi visualizada176 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *