O NOSSO LIXO DE CADA DIA – Por Valter Andrade

Valter Ferreira de Andrade – Técnico em Saneamento Ambiental / Servidor da FUNASA

A saga envolvendo os resíduos sólidos urbanos em nosso país continua e por onde andamos, salvo alguns poucos casos isolados, percebemos que esta questão ainda vai dar muito o que falar.
Ao longo dos anos, entra governo e sai governo e o resultado é praticamente o mesmo ou seja, poucos municípios conseguem minimizar os impactos ambientais causados pela disposição inadequada de milhares de toneladas de lixo geradas diariamente por nós cidadãos, comércios, indústrias e o próprio poder público.
A participação da população que muitas vezes não consegue entender a necessidade de fazer sua parte, é de suma importância para uma mudança de hábitos que consiste em não jogar lixo em cursos de água, lotes vagos, estradas, fundo dos quintais, pontos criados na área urbana e assim por diante.
A mudança desse quadro está associada a um contínuo trabalho de educação ambiental. Porém é importante destacar o fraco desempenho do poder público no desenvolvimento de ações educacionais visando alertar a nossa sociedade sobre a gravidade que representa a degradação do meio ambiente que afeta negativamente a vida de todos.
Entendo que a integração entre poder o público, população e demais segmentos da sociedade é o ponto de partida para sanar esse problema que se arrasta há décadas. É um desafio que não será resolvido apenas com recursos financeiros e sim com um bom planejamento envolvendo a participação de todos os interessados nesta questão, pois é um processo que visa o bem estar de toda a coletividade.
Assim como “é dever de todos cuidar do meio ambiente”, não é diferente com lixo gerado diariamente. Lembrando que para cada ação, a participação de cada cidadão é de suma importância para que posamos manter o equilíbrio ambiental do nosso planeta.

Comentários

Comentários

Esta matéria foi visualizada210 vezes

Um comentário em “O NOSSO LIXO DE CADA DIA – Por Valter Andrade

  • 15 de maio de 2019 em 22:44
    Permalink

    Gente consciente cidade limpa um mundo melhor
    Reciclar è desenvolvimento
    Parabèns Valter ferreira de Andrade
    Sempre passando informaçoes importantes

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *